RDengue um ambiente para o monitoramento de ovos do mosquito Aedes aegypti
Wagner Hugo Bonat Henrique Dallazuanna Paulo Justiniano Ribeiro Jr.
Introdução
A degradação do meio ambiente e os problemas sócio-culturais no Brasil afetam o cenário epidemiológico brasileiro, levando-o a ser destaque na mídia nacional e internacional, decorrente de epidemias de dengue, leptospirose, a recorrência da tuberculose entre outras. Diante disso constatou-se a importância de criar métodos capazes de detectar precocemente situações que caracterizam surtos epidêmicos, modelar e identificar fatores de risco e proteção nas situações endêmicas e epidêmicas, nesta perspectiva foi elaborado o "Projeto SAUDAVEL".
Objetivos
O objetivo deste trabalho é desenvolver um ambiente integrando o R(não precisa definir o que é o R?) e o TerraView(idem ao R) via aRT(API R-Terralib). Ambiente este que será dotado de um ferramental básico capaz de desenvolver análises espaciais e temporais, para o experimento de coletas de ovos do mosquito Aedes aegypti, que está sendo desenvolvido pelo SAUDAVEL em Recife/PE.
Materiais e Métodos
O experimento está sendo desenvolvido em Recife/PE(Talvez não precise dizer novamente que é em Recife) onde foram instaladas 564 armadilhas para o mosquito(para os ovos do mosquito?), estas estão sendo monitoradas a partir de 03/2004. A rede de armadilhas foi instalada em 5 dos 94 bairros da cidade, de modo a cobrir toda a extensão do bairro, até a data de 12/2006 foram realizadas 17.668 coletas com as quais foram contados 13.628.909 ovos do mosquito. Para contemplar ao objetivo proposto, foram implementadas rotinas em ambiente R, capazes de desenvolver análises exploratórias de forma automática e semi-automáticas, as possibilidades do uso de tais rotinas é ampla, sendo que estas são flexíveis e podem ser analisadas de diversas formas, inclusive por não especialistas em estatística.
Resultados
Como resultado tem-se um ambiente que integra um software estatístico e um visualizador de SIG(Sistemas de Informação Geográfica), com o intuito de desenvolver análises estatísticas espaciais e temporais, capazes de determinar limites de controle, verificar relações espaciais entre as armadilhas, identificar sazonalidades e tendências, estimar a ocorrência do fenômeno em áreas não observadas, definir áreas prioritárias para intervenção e também projetar possíveis cenários futuros, com o objetivo final de evitar surtos de Dengue.
Conclusão
A construção de ambientes para o monitoramento e vigilância epidemiológica, é de extrema importância para se evitar surtos epidêmicos, o RDengue vai de encontro aos objetivos do SAUDAVEL, que é contribuir para o aumento da capacidade do setor de saúde no controle de doenças transmissíveis, desenvolvendo instrumentos para a prática da vigilância epidemiológica, incorporando aspectos ambientais, identificadores de risco e proteção, e métodos automáticos e semi-automáticos, que permitam a detecção de surtos e seu acompanhamento no espaço e no tempo.