Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?

INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS ACÚSTICOS IN SITU NA AVALIAÇÃO DA INTELIGIBILIDADE DA FALA EM SALAS DE AULAS VIA REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

Eriberto

O excesso de ruído em salas de aula, configura-se como umas das principais causas de problemas vocais em professores. Além disso, a presença do ruído interfere negativamente sobre a relação ensino-aprendizagem, provocando a perda de informação transmitida do professor aos alunos. Com isto, condições acústicas adequadas fazem-se pertinentes nas salas de aula. As normas IEC 602068-16, ISO 9921, estabelecem valores para um bom conforto acústico, com base nos descritores, Índice de Transmissão da Fala (STI), Tempo de Reverberação (TR), Tempo Central (Ts), Definição (D50) e Tempo de Decaimento Inicial (EDT). Todavia, nestas verifica-se que não existe um tratamento em conjunto sobre quais são os valores ótimos. Porém, conforme diversos trabalhos na literatura, o estudo da qualidade acústica deve ser realizado em conjunto. Portanto, este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade acústica em cinco salas de aulas da Universidade Federal do Paraná no campus Politécnico. Com isto, determinou-se as possíveis correlações, redundâncias e a significâncias entre os seguintes fatores: ruído de fundo, coeficiente de absorção sonora, confinamento e a presença de alunos na sala sobre os supracitados descritores. Para tanto, a metodologia consistiu em aplicar o Planejamento Fatorial de Experimentos do tipo 24 não replicado, realizado com base nas simulações validadas no software ODEON versão 11 para criar as matrizes de respostas. Em posse das matrizes repostas de cada descritor, aplicou-se a Análise de Componentes Principais (PCA) para analisar as correlações lineares e a gerou-se redução dimensional dos dados no qual aplicou-se a Regressão Multilinear para determinar parcimoniosamente os efeitos de significancia sob o viés linear. Procedeu-se de forma análoga, porém numa heurística não linear, por meio de seis topologias treinadas 30 vezes de Redes Neurais Artificias (RNAs) da arquitetura Perceptron Multicamadas, com as quais implementou-se o Método Profile Modificado. Os resultados obtidos, mostraram altas correlações entre o STI e D50, e verifica-se que o aumento TR diminui-se os valores de STI, e que na maioria das vezes concordaram com os resultados na literatura.

Palavras-chave: Índice de Transmissão da Fala. Redes Neurais Artificiais. Acústica de Salas. Planejamento Fatorial de Experimentos. Tempo de Reverberação.


QR Code
QR Code seminarions:eriberto2018 (generated for current page)