palavras chaves:Curva de Impacto de Notícia, Volatilidade,Teorias de Expectativas dos Agentes, ARCH, Séries Temporais
Apesar de as crises de 1973 a 1979 mostrarem ao mundo as conseqüências de uma economia sustentada energeticamente por um combustível vulnerável a fortes volatilidades no preço, o petróleo continua sendo o energético mais consumido no mundo. Recentemente suas cotações vem atingindo patamares mais elevados do que os evidenciados historicamente e assistimos a uma persistente e renitente elevação de preços.
A determinação do preço do petróleo foge a regra da lei de oferta e demanda. Conflitos no oriente médio, o crescimento da China e a situação da economia norte-americana são alguns dos fatores que contribuem para o aumento de sua volatilidade.
O objetivo principal é demonstrar como a volatilidade e as expectativas dos agentes influenciadas por certas notícias se refletem nos preços do petróleo, no período recente, gerando movimentos especulativos em certos períodos e mudando o comportamento dos mercados.
finance.R,finance06.bug,finance06.cmd,finance06-data.R,finance06-inits.R.
Morettin, Pedro A. (2006) Econometria Financeira. 17o SINAPE, 341p.
PINDYCK, S.R.,RUBINFELD.L.D, Econometria Modelos e Previsões. ed. Elsevier, Rio de Janeiro, 2004.
GLEISER, I, Caos e Complexidade A evolução do pensamento econômico. Ed. Campus, Rio de Janeiro, 2002.
GUJARATI, D.N. Econometria Básica. ed. Pearson Education do Brasil, São Paulo, 2000.
ENGLE, R. F., e V.K. NG. Measuring and Testing the Impact of News on Volatility, Journal of Finance, p, 48, Janeiro de 1993.
- Ou então leia a versão online http://www.scribd.com/doc/6043143/Modelagem-econometrica-GARCH-dos-precos-do-petroleo-Rodrigo-Hermont-Ozon
19.11.2007 - Leitura do Projeto do Aluno Rodrigo Ozon
Acompanhe a versão online em: http://www.scribd.com/doc/6043514/MOnografia-UFPR-Ciencias-Economicas-Rodrigo-Hermont-Ozon-Uma-Analise-dos-precos-do-petroleo
05.12.2007 - Apresentação da Monografia para Defesa
Versão online em: http://www.scribd.com/doc/7434381/Apres-Mono