Instruções sobre Webnários via Google Hangouts On Air


  • Hospedador: Cria o evento na página go Google+, convida as pessoas e mantem o vídeo na sua conta seu canal do Youtube. Geralmente usamos o perfil do LEG da G+. Quem faz o agendamento do Webnário LEG normalmente é o Walmes ou o Fernando M.
  • Convidado: São aqueles que vão participar do Hangouts, poder falar e apresentar a sua área de trabalho. O palestrante do dia é o principal convidado. É permitido até 10 pessoas no Hangouts.
  • Audiência: Assistem pelo Youtube Live que é transmitido pelo canal do hospedador. No caso, se for o LEG o endereço do canal é https://www.youtube.com/channel/UCIEnRkTC8XxBfxsgHclbJvA que foi encurtado por comodidade para http://www.leg.ufpr.br/youtube.

Criar um evento Google Hangouts On Air

É simples, basta clicar sobre o botão, em seguida atribuir título, data e hora. As pessoas (ou círculos) convidados aqui receberão email notificando o evento e lá podem inclusive assinalar se vão comparecer. Essas pessoas tem que entrar no canal para assistir pelo Youtube Live. Se o evento não for público, é necessário estar logado com sua conta Google para assistir.




Fig 1. Criando um evento Google Hangouts On Air.




Fig 2. Define informações do evento e convida audiência.




Fig 3. Evento criado na página do G+.




Fig 4. Pessoas convidadas na criação e como convidar mais pessoas.




Fig 5. Fazendo convite a mais pessoas.




Fig 6. Email recebido com o convite para o Google Hangouts On Air. Com isso pode-se assistir pelo Youtube Live como audiência.




Fig 7. Janela para adicionar convidados ao Hangouts. Essas pessoas podem compatilhar aúdio e vídeo simultâneo. Existe um chat só para os conviados do Hangouts.




Fig 8. Janela para o convidado do Hangouts. É necessário estar logado com sua conta Google usando, de preferência, o Gmail para responder ao convite rapidamente.




Fig 9. Ambiente do Hangouts com destaque para as informações, atalhos e recursos.




Fig 10. Compartilhamento de tela iniciado e disponível para os convidados do Hangouts.




Fig 11. Ambiente do Hangouts com transmissão para o Youtube.




Fig 12. Janela sobre o fim do envio para o Youtube.




Fig 13. Canal do evento antes da transmissão começar.




Fig 14. Canal quando a transmissão começou. O atraso na transmissão depende da diferença entre o instante que começou a transmissão e o instante em que você acessou o Youtube para começar a assisir. Para não ter atraso, é recomendado ficar em alerta com o canal do evento aberto aguardando o seu início.