O crescente mercado de trabalho para o estatístico traz novos desafios que impactam na sua formação acadêmica; maior visibilidade profissional na sociedade exige maior comprometimento ético. Como estamos encarando essa realidade?
DORIS SATIE M FONTES
Bacharel em Estatística pelo IME-USP, turma de 1981, atua desde 1982 na área de pesquisa de mercado e, mais recentemente, na área social. É sócia-proprietária da Tableau Consultoria e Gerenciamento, com sede em São Paulo (SP) desde fevereiro de 1987.
Em 2004 foi nomeada pelo CONFE (Conselho Federal de Estatística) Coordenadora Geral do CONRE-3 (Conselho Regional de Estatística da 3ª Região – SP/PR/MT/MS), ocupando essa posição até 2010, ano em que foi eleita Presidente desta regional pelos seus estatísticos registrados. Desde sua posse como Coordenadora Geral do CONRE-3, tem focado sua administração no fortalecimento da área da estatística no Brasil, realizando e participando de eventos acadêmicos e/ou educativos para pesquisadores, profissionais e estudantes universitários e do ensino médio. Entre as ações de divulgação da nossa área incluem-se apoio às entidades governamentais e trabalho de esclarecimentos sobre as atribuições de nossos profissionais junto a empresas públicas e privadas. Trata-se de um trabalho voluntário, sem remuneração, com mandato até 2013.