O Programa Monitoria é coordenado pela PROGRAD e tem como objetivo oportunizar ao estudante atividades introdutórias à prática docente, enriquecendo sua formação acadêmica. Para ser monitor, o aluno deve ter sido aprovado na disciplina objeto da monitoria. Além disso, ele deverá se submeter ao processo de seleção, que será realizada de acordo com a legislação em vigor na UFPR
A Iniciação Científca é a pesquisa na graduação. Tem por objetivo qualifcar o aluno durante o período da graduação, aprimorando o processo de formação profssional. Para participar do programa, os alunos deverão fcar atentos ao edital anual e inscreverse, junto com seus orientadores, na página da UFPR (PRPPG) na internet, no mês de março. O Programa de Iniciação Científca contempla as bolsas PIBIC/ CNPq e UFPR/TN. Ele também permite que o aluno participe como voluntário em um projeto de pesquisa.
O Programa de Educação Tutorial tem como objetivo principal propiciar um espaço articulado e orientado, com potencial acadêmico para que o aluno vá além das atividades formativas convencionais da UFPR. Os alunos selecionados pelo PET trabalham em equipes de forma diversifcada, na área de ensino, pesquisa e extensão, sob a supervisão de professores tutores. Atualmente existem dezesseis grupos PET que recebem bolsas do MEC/SESu em diferentes cursos de graduação da UFPR.
A bolsa extensão é oferecida pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura e é vinculada a programas e projetos de extensão. Para participar do programa Bolsa Extensão, o aluno passa por um processo de seleção que inclui entrevista, análise do histórico escolar, prova escrita e, quando necessária, prova prática realizada pelo departamento ao qual está vinculado o programa ou projeto de extensão. Sendo aprovado, o aluno receberá orientação e acompanhamento de professores e/ou servidores técnico-administrativos envolvidos nas atividades de extensão e cultura. Durante o período de participação no programa Bolsa Extensão, o aluno fca obrigado a cumprir uma carga horária de 12 horas semanais, distribuídas entre execução de atividades de campo e reuniões de planejamento e de discussão do trabalho. O aluno deve, ainda, entregar um relatório de atividades desenvolvidas ao fnal do período, previamente defnido no termo de compromisso. Este relatório, uma vez aprovado, possibilitará a emissão de um certifcado de participação ao aluno bolsista.
O Programa Bolsa Permanência tem caráter social e visa propiciar ao estudante condições básicas para a continuidade do custeio da vida acadêmica. Tem como pressuposto proporcionar experiência, nas mais diferentes unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, contribuindo para a formação acadêmica e, sobretudo para a permanência do aluno na UFPR.