Curso ministrado pelo Professor M.Sc. Walmes Marques Zeviani aos Docentes da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados (FCA/UFGD), coordenado pela Professora D.Sc. Lívia Maria Chamma Davide. O Curso tem o objetivo de apresentar o programa R e sua aplicação na análise de dados de experimentos agronômicos. O Curso foi ministrado no Laboratório de Geoprocessamento da FCH/UFGD no periódo de 25 à 29 de abril de 2011, das 19:00 às 22:30 horas.
Introdução a linguagem e interface de trabalho; Importação de dados; Análise exploratória de dados; Testes de significâncias; Análise de regressão linear e não linear; Análise de dados em delineamentos experimentais; Análise de experimentos com respostas do tipo proporção e contagem.
O Curso será importante para aprofundar a teoria de planejamento e análise de experimentos além de instrumentalizar os participantes com as funcionalidades do aplicativo estatístico R e expandir o conhecimento em métodos de análise de dados.
Data | Conteúdo |
---|---|
SEG 25 | Instalação do R e RStudio. Introdução ao R e RStudio, menus e janelas. Mecanismo de busca e ajuda. Criação, acesso e modificação de objetos do tipo vetor, matriz, data.frame, e lista. Atributos dos objetos. Operações matemáticas e estatísticas. Obtenção de estatísticas para grupos de dados. Criação e uso de funções. Visto até o chunk number 8. |
TER 26 | Importação de dados, seleção de dados, gráficos de dispersão, boxplot, histograma, densidade, curvas, barras, quantil-quantil, matriz de dispersão, testes de hipótese para um média normal, diferença de médias normais, uma proporção, igualdade de duas variâncias normais, teste de normalidade, teste de aderência. Visto do chunk number 9 à 14. |
QUA 27 | Instalação de pacotes oficiais e não oficiais. Análise de dados de experimento em delineamento inteiramente causalizado (balanceado e desbalanceado), em blocos causalizados (balanceado e desbalanceado), em fatorial duplo qualitativo (balanceado). Gráficos de disgnóstico dos resíduos e checagem das pressuposições dos modelos. Teste para normalidade dos resíduos e homogeneidade de variâncias. Transformação de dados. Testes de médias e de agrupamento de médias. Visto do chunk number 34 à 49. |
QUI 28 | Análise de dados em fatorial duplo qualitativo em blocos, qualitativo-quantitativo (regressão polinomial dentro da análise de variância) e quantitativo (técnicas de superfície de resposta), análise de covariância, contrastes com as médias ajustadas, análise de experimento em parcelas subdivididas e subsubdivididas. Visto do chunk number 50 à 68. |
SEX 29 | Aspectos introdutórios da análise de regressão linear, estimação, testes de hipótese, qualidade de ajuste, gráfico de diagnóstico de resíduos, procedimentos para seleção de modelos, medidas de influência, predição de valores. Aspectos introdutórios de modelos de regressão não linear, obtenção de chutes iniciais ótimos, estimação, testes de hipótese, comparação de modelos aninhados, predição de valores. Aspectos introdutórios de modelos lineares generalizados, conceito, aplicações com respostas do tipo contagem e do tipo proporção. Visto do chunk number 15 à 33, 69 à 73. |
Clique para responder o questionário sobre avaliação do Curso. Não é necessário identificação. O questionário serve para aperfeiçoamento do Curso, portanto, resposta às questões com total sinceridade. Certo de sua colaboração, agradeço.
Slides do seminário Planejamento de Experimentos oferecido aos acadêmicos do Curso de Pós Graduação em Produção Vegetal, Pós Graduação em Zootecnia e acadêmicos do 4ª ano do Curso de Agronomia (13:45-15:15h, 26/04/09, FCA/UFGD). O seminário abordou etapas do planejamento de um experimento, escolha das unidades experimentais, dos fatores, dos níveis dos fatores, da distribuição de probabilidade para a resposta, os pressupostos da análise de variância, aleatorização dos níveis às parcelas, o controle local, o planejamento de experimento para ajuste de modelos de regressão. Ao final foi dada um introdução ao aplicativo estatístico R e uma breve sessão de R com gráficos e análise de dados.
Slides do seminário Modelos de regressão: teoria e aplicação nas ciências agrárias oferecido aos acadêmicos do grupo PET-Agronomia e PET-Zootecnia (12:00-13:00h, 29/04/2011, FCA/UFGD). O seminário abordou aspectos históricos, cotidianos, apresentou as classes de modelos, técnicas de estimação, interpretação dos modelos, escolha do modelo, e apresentou 4 aplicações de modelos de regressão em ciências agrárias.
# instala os pacotes oficiais usados durante curso via web install.packages(c("fBasics","agricolae","ScottKnott","contrast","multcomp","gplots"), dep=TRUE, repos="http://cran-r.c3sl.ufpr.br/") # link para a página de download do pacote ExpDes browseURL(URLencode("https://sites.google.com/site/ericbferreira/unifal/downloads-1"))
# gera dados da <- data.frame(x=runif(100), z=5*rpois(100, lambda=7), w=runif(100, 50, 100)) da$y <- with(da, 12+0.1*x+0.05*z+0.34*w+0.2*sqrt(z)+0.1*x*w)+rnorm(100,0,0.1) # vetor com as fórmulas específicando diferentes modelos lineares form <- c(mod1=y~x, mod2=y~x+z, mod3=y~x+I(x^2), mod4=y~x+z+w) # ajuste dos modelos ajustes <- lapply(form, function(f){ m0 <- lm(f, data=da); m0 }) lapply(ajustes, summary) # quadro geral de estimativas e qualidade lapply(ajustes, anova) # quadro de anova sequencial lapply(ajustes, coef) # vetor de estimativas sapply(ajustes, function(a){ summary(a)$r.squared}) # R² sapply(ajustes, function(a){ summary(a)$adj.r.squared}) # R² ajustado sapply(ajustes, function(a){ summary(a)$sigma}) # QMR sapply(ajustes, deviance) # SQR sapply(ajustes, df.residual) # GLR lapply(ajustes, function(a){ summary(a)$coeff}) # tabela de estimativas do.call(rbind, lapply(ajustes, function(a){ summary(a)$coeff})) # junta das tabelas sapply(ajustes, fitted) # valores ajustados sapply(ajustes, residuals) # resíduos da análise sapply(ajustes, vcov) # matriz de covariância das estimativas apply(sapply(ajustes, residuals), 2, shapiro.test) # normalidade dos resíduos
# importa dados soja <- read.table("http://www.leg.ufpr.br/~walmes/cursoR/soja.txt", header=TRUE, sep="\t", dec=",") str(soja) # ajusta um modelo e pede anova m1 <- aov(rengrao~bloco+agua*potassio, soja) anova(m1) # cria uma lista com as variáveis resposta respostas <- do.call(c, apply(soja[,4:7], 2, list)) do.call(c, respostas) # faz o ajuste para todas as respostas ajustes <- lapply(respostas, function(r){ m0 <- aov(r~bloco+agua*potassio, data=soja) m0 }) # pede todas as anovas lapply(ajustes, anova) # extrai o QMR com o sinal da significância e salva numa planilha xls QMR <- do.call(cbind, lapply(ajustes, function(a){ qmr <- anova(a)[,"Mean Sq"] sig <- anova(a)[,"Pr(>F)"] sig <- ifelse(sig<=0.01,"**", ifelse(sig<=0.05,"*","ns")) sig[is.na(sig)] <- "" qmr <- formatC(qmr, digits=4, format="f") paste(qmr, sig, sep="") })) quadro <- cbind(FV=rownames(anova(m1)), GL=anova(m1)[,"Df"], QMR) write.table(quadro, file="resumoanova.xls", quote=FALSE, row.names=FALSE, sep="\t") require(agricolae) # aplica o teste de Tukey (aqui só para efeito principal de potássio) # em caso de interação o procedimento é outro tukey <- lapply(ajustes, function(a){ qmr <- anova(a)[,"Mean Sq"] dfr <- anova(a)[,"Df"] da <- a$model t0 <- with(da, HSD.test(r, potassio, dfr, qmr)) return(t0) })
volume.txt
, aplicar uma transformação para corrigir a heterogeneidade de variâncias.Dê sua opinião e me ajude a melhorar o curso. Critique, comente, sugira, tire dúvidas, peça a inclusão de novos procedimentos, discuta, expresse-se. Sua opinião é muito importante.
~~DISCUSSION~ ~