iguiR - Interactive Graphical User Interfaces in R
Resumo
O uso de interfaces gráficas interativas vem ao encontro dos pesquisadores de forma a facilitar a compreensão de conceitos estatísticos e dinamizar a visualização de resultados de análises, que muitas vezes dispõe-se de forma abstrata. No software R estão disponíveis diversas bibliotecas que provém desses recursos. O minicurso se propõe a apresentar, via exemplos e estudos de caso, algumas dessas bibliotecas explorando suas funcionalidades, de modo a tornar possível comparar e escolher as ferramentas mais apropriadas para cada situação, seja voltada para ensino de estatística, exposição de resultados ou outro. O pacote ''gWidgets'' foi um dos precursores dos recursos interativos no R, com maior abrangência e flexibilidade de usos, porém, outros pacotes utilizam desses recursos de forma mais elaborada (pré-moldagem), com vantagens e restrições particulares. Dentre os pacotes de visualização gráfica, nesse minicurso serão abordados gWidgets
, ''rpanel'', manipulate
, rgl
, animation
, googleVis
e shiny
, sendo estes dois últimos, pacotes que resultam em aplicações web.
Trabalho apresentado no formato de minicurso (2h) durante a 60 RBRAS e 15 SEAGRO (20 a 24/07/2015) realizada em Presidente Prudente, SP.
Abaixo links para o zip com todos os aquivos do curso e os slides.
Use a interface do player para mover entre estados.
Rotacione figura com arrastos do mouse.
Escolha a distribuição de probabilidades e mova os deslizadores para alterar os valores no gráfico.
Resumo
O RStudio é um ambiente de desenvolvimento integrado e exclusivo para o software R, disponível nos principais sistemas operacionais e acessível a navegadores Web. Inspirado pelas demandas de inovações dos usuários de R em ciência, educação e indústria, o RStudio oferece ferramentas gratuitas e abertas para a comunidade R, como Shiny, ggvis, pacotes dplyr entre outros. Será apresentado os recursos básicos do editor RStudio para documentos de linguagem R. Serão abordados elementos básicos como teclas de atalho, recursos dos menus, conteúdos das abas e layouts, formas de integração do R com outras linguagens de programação, com Latex, Markdown e Web, a ferramenta debug, criação de projetos, desenvolvimento de pacotes e formas de compartilhá-los através de repositórios de controle de versão.
Trabalho apresentado no formato de minicurso (2h) durante a 60 RBRAS e 15 SEAGRO (20 a 24/07/2015) realizada em Presidente Prudente, SP.